Programas e Projetos

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NOSSOS PROGRAMAS E PROJETOS

A Associação Unidos para o Progresso (AUPP) com base em sua missão institucional e no processo de Desenvolvimento Participativo, segue a Matriz Programática – Estratégia de Desenvolvimento Social do ChildFund Brasil.

A matriz de desenvolvimento social do ChildFund Brasil, enfoca a Teoria da Mudança, nos 03 ciclos de vida (Primeira Infância, Adolescentes e Jovens) articulados com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Marco Legal Brasileiro, tais como ECA, LOAS e outras legislações.

Por meio dessa estratégia a AUPP desenvolve um processo de Desenvolvimento Participativo, envolvendo crianças, adolescentes, jovens, famílias, lideranças e voluntários comunitários que estão em situação de PRIVAÇÃO, EXCLUSÃO e VUNERABILIDADE.

Conforme o Guia de Gestão de Projetos para Profissionais de Desenvolvimento - PMD Pro, define que programas “são grupos de projetos e atividades relacionados, que são gerenciados de maneira coordenada para alcançar um impacto maior do que se fossem gerenciados individualmente.” E projetos “é um esforço temporário realizado para criar um produto, serviço ou resultado específico.”

Em nosso planejamento estratégico a AUPP adota os seguintes programas e projetos:

PROGRAMA A - PRIMEIRA INFÂNCIA SAUDÁVEL E PROTEGIDA

O programa busca contribuir para que as comunidades e os cuidadores estejam empoderados, capacitados e comprometidos com a saúde, a educação e a proteção das crianças da primeira infância (0 a 5,99 anos).

PROJETO – Família Cuidadora (A02)

Impacto   

Favorecer o desenvolvimento integral e bem-estar de todas as crianças entre 0 e 5 anos buscando assegurar que todos os direitos sejam respeitados.                                                                           

Objetivo   

Contribuir para que a família desenvolva suas competências visando à garantia de condições dignas para o pleno desenvolvimento de crianças.

Objetivo Esp. 1      

Desenvolver as competências familiares para o fortalecimento dos vínculos e promoção de ambientes seguros e saudáveis.

Objetivo Esp. 2   

Fortalecer os mecanismos comunitários de proteção à criança, e articulação com os serviços sócio assistenciais e da saúde.

PÚBLICO: Crianças da primeira infância (0 a 6,99 anos) e cuidadores.

PRINCIPAIS AÇÕES/ATIVIDADES: Roda de Terapia Comunitária; Terapia Reiki; Celebração da Vida (peso e medida); Casinha de Cultura; Encontros temáticos; Círculos de Cultura.

TECNOLOGIAS SOCIAIS: "Terapia Comunitária Integrativa; Animador Comunitário; Casinha de Cultura; Grupos de Convivência; Kit Família Brasileira Fortalecida"


 

 

PROGRAMA B – CRIANÇAS E ADOLESCENTES SAUDÁVEIS E CONFIANTES

Promover o protagonismo, o pensamento crítico dos adolescentes em espaços saudáveis, na família, escola e comunidade e oportunidades para estimular o pleno potencial de crianças com idade de 6 a 14,99 anos.

PROJETO – Adolescentes Saudáveis e Participativos (B01)

Impacto

Todas as crianças e adolescentes de 6-14 anos desenvolvem capacidades para estabelecer relações saudáveis na família, escola e comunidade e habilidades para a tomada de decisões.

Objetivo

Contribuir para fortalecer os vínculos entre crianças, adolescentes e adultos responsáveis em ambientes saudáveis e protegidos.

Objetivo Esp. 1     

Realizar ações de fortalecimento da convivência familiar e comunitária a partir do protagonismo de crianças e adolescentes.

Objetivo Esp. 2     

Estabelecer ações que visam garantir o acesso de crianças e adolescentes aos direitos sócio assistenciais, e de saúde.

PÚBLICO: Crianças e Adolescentes entre 6 e 14 anos.

PRINCIPAIS AÇÕES/ATIVIDADES: Artes marciais; Instrumentos musicais; Constituição de grupos infantis; Encontros temáticos; Oficinas; Recreações; Cinema comunitário; Oficinas artesanais; Atividade do movimento da infância e identidade cultural (Casinha de Cultura).

TECNOLOGIAS SOCIAIS: Olhares em Foco; Brincando nos Fortalecemos (CLAVES); Casinha de Cultura, Terapia Comunitária, Luta pela Paz, AFLATOUN, Mecanismos de Proteção Comunitária.

 

PROJETO - Habilidades para a Vida (B02)

Impacto

Todas as crianças e adolescentes de 6-14 anos, desenvolvem capacidades para estabelecer relações saudáveis na família, escola e comunidade, e habilidades para a tomada de decisões.

Objetivo

Promover a educação e a cultura de paz com participação ativa de crianças, adolescentes, família, escola e comunidade para o exercício da cidadania.

Objetivo Esp. 1

Estimular as habilidades de crianças e adolescentes para uma educação de qualidade.

Objetivo Esp. 2     

Favorecer práticas educativas para o despertar de uma consciência crítica e cidadã.

PÚBLICO: Crianças e Adolescentes entre 6 e 14 anos.

PRINCIPAIS AÇÕES/ATIVIDADES: Futsal e Futebol de Campo.

 

PROGRAMA C – JOVENS CAPACITADOS E PARTICIPATIVOS

Busca contribuir para a promoção dos direitos e participação sócio-política dos jovens (15 a 24 anos), por meio do desenvolvimento de habilidade pessoais e profissionais.

PROJETO – Identidade e Participação Cidadã (C01)

Impacto

Todas as crianças e adolescentes de 6-14 anos, desenvolvem capacidades para estabelecer relações saudáveis na família, escola e comunidade, e habilidades para a tomada de decisões.

Objetivo

Promover a educação e a cultura de paz com participação ativa de crianças, adolescentes, família, escola e comunidade para o exercício da cidadania.

Objetivo Esp. 1    

Estimular as habilidades de crianças e adolescentes para uma educação de qualidade.

Objetivo Esp. 2    

Favorecer práticas educativas para o despertar de uma consciência crítica e cidadã.

PÚBLICO: Jovens entre 15 e 24 anos

PRINCIPAIS AÇÕES/ATIVIDADES: Artes marciais; Instrumentos musicais; Encontros temáticos; Recreações; Oficinas artesanais; Atividade do movimento da infância e identidade cultural (Casinha de Cultura); Terapia Comunitária; Festivais culturais; Teatro; Oficinas de saúde reprodutiva e vivências biocêntricas.

TECNOLOGIAS SOCIAIS: REJUDES, MJPOP, Olhares em Foco; Luta pela Paz; Saúde e Prevenção; Casinha de Cultura, Terapia Comunitária, REIKI; Mecanismos de Proteção Comunitária.

 

PROGRAMA D – FAMÍLIA E COMUNIDADE SEGURA E PROTEGIDA

Contribuir para que as famílias, comunidades e organizações desenvolvam suas ações de maneira coletiva visando o desenvolvimento integral e bem-estar de todas as crianças, adolescentes e jovens.

PROJETO D01 – Sustentabilidade do Lar

Impacto

Contribuir para que as famílias, comunidades e organizações desenvolvam suas ações de maneira coletiva visando o desenvolvimento integral e bem-estar de todas as crianças, adolescentes e jovens buscando assegurar que todos os direitos sejam respeitados.

Objetivo

Assegurar às famílias acesso aos meios de vida sustentáveis para a promoção do desenvolvimento de crianças em seu lar e na comunidade.

Objetivo Esp. 1

Desenvolver ações de incentivo à sustentabilidade econômica das famílias lideradas por mulheres.

Objetivo Esp. 2     

Promover ações comunitárias que visam responder satisfatoriamente a segurança alimentar e nutricional das crianças e adolescentes.

PÚBLICO: Famílias, Voluntários e equipe técnica.

PRINCIPAIS AÇÕES/ATIVIDADES: Encontros temáticos; Recreações; Atividade do movimento da infância e identidade cultural (Casinha de Cultura); Terapia Comunitária; Festivais culturais; Encontros do grupo GOLD; Feiras de Economia Solidária; Encontros com empreendedores.

TECNOLOGIAS SOCIAIS: Casinha de Cultura, Terapia Comunitária, REIKI; Mecanismos de Proteção Comunitária; Economia Solidária.

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

A Instituição

Imaginem crianças, adolescentes e jovens, vivendo em situação de inclusão social, tendo seus direitos garantidos e livres de todas as formas de violência e violações de direitos? A AUPP investe tempo, energia, e recursos, na direção da construção desse sonho. Para a nós, as transformações sociais são possíveis, pois há uma construção de pautas, focada nos coletivos (crianças, adolescentes, jovens, famílias e idosos) alinhada a missão, visão e valores da instituição, que inclui a participação ativa de todos(as), para as tomadas de decisões.

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