Home / Notícias
Por , 20 Sep 23 - Projetos
Limoeiro do Norte, Ceará - 17 de setembro de 2023
No último sábado, dia 16 de setembro de 2023, a comunidade de Espinho, localizada em Limoeiro do Norte, Ceará, foi palco do VIII Festival da Cultura Popular, Economia Solidária e Feira PACTO, um evento que celebrou a riqueza cultural e fortaleceu a economia local, e inaugurou o programa das juventudes, Participação Cívica, Transformação e Oportunidades (PACTO), sendo uma parceria da AUPP com o ChilFund Brasil.
O Festival da Cultura Popular e Economia Solidária é uma tradição que se renova a cada ano na comunidade de Espinho, e este ano não foi exceção. A praça da comunidade se encheu de vida e cores, recebendo artistas da própria comunidade que mostraram o seu talento e reforçaram o potencial cultural dessa região encantadora. É substancial destacarmos a presença das juventudes, seja no palco, manifestando sua arte, seja no empreendimento, vendendo seus produtos, ou mesmo apoiando a Feira e lançamento do programa PACTO.
Importa desacatar o empenho dos jovens G-Uni que fazem parte da rede REJUDES, para que o festival fosse o sucesso que podemos qualificar. A mobilização geral, vídeos produzidos, com intuito de divulgar e agregar valores, mobilização com parceiros tais como: SINE/IDT e equipe do Ceará CRED, que estiveram realizando wokshop sobre empreendedorismo e plano de vida, se seguindo de atrações culturais e comercialização.
Entre as atrações culturais, destacaram-se as apresentações musicais de Ádila Roberta e Michele Moura (pianista), ambos frutos dos projetos musicais da AUPP. O jovem Jairo Costa, teve uma apresentação musical com violão e voz que movimento a todos e em seguida, tocou para a jovem artista, Lenise Roberto, cantar músicas marcantes de forro das antigas, que encantou a todos. Já as crianças Gabriel Gurgel e João Victor Amorim, realizaram uma apresentação musical com sua flauta doce. A adolescente Maiana Heloisa, também fez uma apresentação musical cantando João e Maria de Chico Buarque. E pra representação a cultura popular na música, os jovens Ricley Basilio e Jair Silva, apresentaram as músicas: Que nem Jiló e vida de Viajante de Luiz Gonzaga. E finalizando a noite, tivemos Joãozito dos teclados, (voluntario da AUPP), tocando e cantando músicas do forró pé de serra. A programação cultural foi um verdadeiro tributo à diversidade e às raízes culturais da comunidade.
Além disso, o evento também promoveu a Economia Solidária, com a participação de 18 empreendimentos locais que ofereceram uma ampla variedade de produtos e serviços. Tivemos praça de alimentação, bazar, empreendimentos de roupas e moda íntima, produtos de beleza e plantas.
Antes de iniciar o festival, os empreendedores participaram de um workshop sobre crédito para empreendimentos, com a equipe do Ceará CRED. Esse momento proporcionou a troca de experiências e conhecimentos, fortalecendo ainda mais o compromisso com o desenvolvimento sustentável da comunidade de Espinho.
O VIII Festival da Cultura Popular, Economia Solidária não apenas fortaleceu a identidade cultural e econômica de Espinho, mas proporcionou um espaço de encontro e celebração para moradores e visitantes. Com o apoio da comunidade e de todos os envolvidos, o evento se tornou –se mais um capítulo de sucesso na história dessa encantadora comunidade.
Atrelado ao festival tivemos a Feira PACTO. Participação Cívica, Transformação e Oportunidades, denominado PACTO, é o novo programa do ChildFund Brasil, no qual a AUPP estará desenvolvendo em seu território de atuação pelos próximos cincos anos. PACTO é o modelo de programa que promove e desenvolve a liderança, a participação cívica e a independência econômica de adolescentes e jovens de 15 a 24 anos. Seu objetivo principal é contribuir para o bem-estar de adolescentes e jovens, incentivando-os a atuar como agentes de mudança e influenciar positivamente a vida familiar, social e econômica em seus ambientes comunitários.
A I feira PACTO foi o momento de apresentação do programa e sensibilização dos jovens para a participação ativa nas ações do programa.
Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.
Imaginem crianças, adolescentes e jovens, vivendo em situação de inclusão social, tendo seus direitos garantidos e livres de todas as formas de violência e violações de direitos? A AUPP investe tempo, energia, e recursos, na direção da construção desse sonho. Para a nós, as transformações sociais são possíveis, pois há uma construção de pautas, focada nos coletivos (crianças, adolescentes, jovens, famílias e idosos) alinhada a missão, visão e valores da instituição, que inclui a participação ativa de todos(as), para as tomadas de decisões.