Home / NotÃcias
Por AUPP, 13 Jun 23 - Institucional
Empoderamento Juvenil: Liderança infantil se destacam em conferência sobre os direitos da criança e do adolescente
Por Associação Unidos para o Progresso (AUPP)
Data: 13 de junho de 2023
Limoeiro do Norte, Ceará - A 11ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará, realizada nesta terça-feira (13/06/2023), foi marcada pela destacada participação de lideranças infantis e educadores sociais que mostraram sua força e determinação na defesa dos direitos humanos e na busca de soluções para os desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19.
Com o tema "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade", a conferência proporcionou um espaço de diálogo, troca de experiências e reflexão sobre as violações sofridas por essa parcela da população e as medidas necessárias para garantir a proteção integral e o respeito à diversidade.
Promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), colegiado vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a conferência aconteceu no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT).
Um dos pontos altos do evento foi a participação ativa de lideranças infantis e dos educadores sociais da AUPP, que expuseram suas vivências e propuseram soluções para as problemáticas enfrentadas pelas crianças e adolescentes. Eles demonstraram uma profunda compreensão dos desafios e uma capacidade inspiradora de se envolverem na construção de um futuro melhor.
Dentre as violações e vulnerabilidades discutidas, destacaram-se questões como o aumento da violência doméstica, a evasão escolar, o acesso limitado a serviços de saúde e a desigualdade no acesso à educação remota. Os jovens líderes trouxeram à tona casos reais e histórias comoventes, demonstrando a urgência de ações concretas para mitigar esses problemas.
Na busca por soluções, foram levantadas propostas fundamentadas em evidências, como a criação de campanhas de conscientização sobre a violência doméstica e a necessidade de estabelecer canais de denúncia acessíveis para as vítimas. Além disso, os jovens defenderam a implementação de programas de apoio psicossocial, incluindo a capacitação de profissionais da saúde para lidar com os desafios emocionais enfrentados pelas crianças e adolescentes.
O evento também contou com a participação de autoridades governamentais, representantes de organizações da sociedade civil e especialistas na área da infância e adolescência, que se mostraram sensibilizados e comprometidos em implementar as ações propostas pelos jovens. Ficou evidente que a voz das lideranças infantis e juvenis é fundamental para a formulação de políticas públicas mais efetivas e abrangentes.
Ao final da conferência, ficou o sentimento de esperança e otimismo. E a eleição dos delegados para a 12ª Conferência Estadual.
O futuro começa agora, e as lideranças infantis estão prontas para transformar o mundo em um lugar melhor.
Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.
Imaginem crianças, adolescentes e jovens, vivendo em situação de inclusão social, tendo seus direitos garantidos e livres de todas as formas de violência e violações de direitos? A AUPP investe tempo, energia, e recursos, na direção da construção desse sonho. Para a nós, as transformações sociais são possÃveis, pois há uma construção de pautas, focada nos coletivos (crianças, adolescentes, jovens, famÃlias e idosos) alinhada a missão, visão e valores da instituição, que inclui a participação ativa de todos(as), para as tomadas de decisões.