Notícias

Home / Notícias

A AUPP recebe visita da The LEGO Fundation e ChildFund Brasil

Por AUPP, 04 Aug 22  -  Projetos

A AUPP recebe visita da The LEGO Fundation e ChildFund Brasil

A Associação Unidos para o Progresso (AUPP), recebeu na tarde do dia 02 de agosto de 2022 a visita do ChildFund Brasil e da The LEGO Foundation

A programação do momento contou com a recepção aos convidados em frente à sede da AUPP, realizada por crianças, adolescentes, jovens, famílias, animadores comunitários, demais voluntários e o setor de governança que tem a frente a presidenta Nilzete Ferreira. A música de recepção “Sejam bem-vindos a Nossa Comunidade” traduzia a alegria do bem receber e compartilhar, de todos que ali estavam.

Após a calorosa acolhida, os convidados conheceram o espaço físico da associação e se dirigiram ao auditório onde foram saudados pela presidenta, o grupo de crianças e adolescentes do canto coral e violão da Associação e as crianças inscritas do sistema de apadrinhamento Ana Priscila Costa Lima e Ane Priscila de Assis Alexandre que fizeram a leitura de um belíssimo texto.

O ChildFund Brasil esteve representado pelo Gabriel Barbosa (gerente de desenvolvimento social), Michel Ferreira (assessor de impacto social), Joel Alcântara (departamento administrativo), Sofia Miguel (gerente de programas do projeto Brinca e Aprende Comigo), Lucyvânia Souza (analista social do projeto Brinca e Aprende Comigo) e pela The LEGO Fundation, a senhora Andrea Hernandez.

Durante a programação, a gestora Neidinha Azevedo fez apresentação da caminhada institucional e os diálogos com as políticas públicas para a primeira infância e apresentou o projeto BRINCA E APRENDE COMIGO, que tem como apoiador a The Lego Foundation.

No momento da fala dos representantes do poder público sobre as políticas públicas para a Primeira Infância no município, também fez uso da palavra, a coordenadora e a supervisora do programa Criança Feliz, Maria Socorro Andrade e Joelma Maria, a representante da secretaria de Assistência Social de Limoeiro do Norte, a Sra. Rita Silva, que trouxe maiores detalhes acerca dos programas e demais ações para a Primeira Infância. A presidenta do CMDCA e representante do Selo Unicef, Mazé Barros destacou o trabalho incansável do Conselho e a busca constante para manter o selo UNICEF para o município.

Representando a secretaria de Educação, Raphaelle Andrade se utilizou das palavras apresentando os avanços na área da educação infantil do município bem como a parceria entre a AUPP, e a referida secretaria com o projeto “Famílias, Associações e Escola- Um movimento que transforma a vida de meninos e meninas". Por fim o representante do colegiado do Conselho Tutelar, José Edmar, apresentou as ações realizadas para que a efetiva garantia de direitos de crianças e adolescentes sejam assegurados.

O momento contou com a presença ainda dos setores do poder público municipal,  representando o poder executivo, o assessor do gabinete Júnior Moreira, o poder legislativo representado por Domingos Eduardo, representantes de equipamentos socio assistenciais como  CRAS e CREAS, instâncias de controle social como o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal de Saúde (CMS) e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), representantes dos organismos vivos da comunidade:  Pastoral da Criança, Associação de Jovens e Moradores do Espinho, Capela de Santa Luzia, Escola João Luis Maia, Unidade Básica de Saúde (UBS) e TV Espinho.

Durante a visita, foi possível a participação dos encontros com crianças e famílias. Com o grupo de crianças de 3-8 anos foi facilitado um momento de contação de histórias e construção de brinquedos criativos, além de momentos de brincadeiras livres da cultura popular, mediados pelas educadoras sociais Jéssica Maia, Luzia Marta, Natália Lima e apoio de Kalyne e Tereza. Com o grupo de famílias, foi realizada uma roda de diálogo com o psicólogo Júnior Costa e apoio da coordenadora do setor de apadrinhamento Mariana Costa, que abordaram sobre os tipos de parentalidade e a importância do brincar no desenvolvimento da criança.

Fechando a programação, os jovens da Geração Unida (G-UNI), que faz parte da Rede de Juventudes em Defesa dos Seus Direitos Sociais (REJUDES), entrevistaram a representante da The Lego Foundation, Andrea Hernandez e Sofia Miguel (gerente de programas) através do podcast G-UNI Cast, para trazerem detalhes sobre o projeto Brinca e Aprende Comigo.

A comitiva fez ainda no final, um breve passeio na praça da comunidade e visitou a capela de Santa Luzia, com a equipe da AUPP, e a presidenta da Associação, Nilzete Ferreira encerrou a visita com um momento de agregação positiva, com votos de agradecimento pela boa visita de bons parceiros.

Confira vídeo da visita.

Assista o Podcast G-UNI Cast.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

A instituição

A Associação Unidos para o Progresso, fundada em 27/06/1995, é uma organização da sociedade civil, instituição sem fins lucrativos, regulamentada pelo estatuto social e regimento interno. Sendo norteada por sua Missão, Visão e Valores, atendendo as políticas internas bem como aquelas orientadas pelos parceiros dentre esses ChildFund Brasil.

© 2020 Associação Unidos Para o Progresso